CAMPEÃO DO SÉCULO XX

CAMPEÃO DO SÉCULO XX

terça-feira, 14 de setembro de 2010

GESTÃO PROFISSIONAL

Fonte - Jornal Brasil Econônico de 14/09/2010

Gestão profissional leva Inter ao topo do futebol

Após má fase no início da década, clube adotou iniciativas de médio e longo prazos e desfruta de boa receita financeira e títulos em campo


No próximo dia 14 de dezembro, o Sport Club Internacional entra em campo para disputar a Copa do Mundo de Clubes da Fifa, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, tendo como principal concorrente a forte Internazionale, da Itália.Se conquistar o torneio, será seu segundo título mundial em apenas quatro anos, sendo que ganhou o mesmo torneio em 2006 contra o Barcelona, da Espanha, que tinha Ronaldinho e Messi emcampo.O feito pode ser atribuído à
gestão profissional adotada pela agremiação a partir de 2003. A guinada deve-se aos resultados
pífios que o time teve no ano anterior, quando amargou a 21ª posição do Campeonato Brasileiro
e receita de R$ 23 milhões. Desde então, foram diversas iniciativas de valorização: ações de marketing, treinamento para capacitação dos funcionários, investimento nas categorias de
base para gerar novos talentos, investimento no patrimônio do clube e, o mais importante,
ações para aproximar o torcedor.
Hoje, o Internacional conta com 106 mil sócios, o que lhe dá a sexta posição entre os maiores do mundo em número de associados, à frente de forças do esporte como o Real Madrid (Espanha), e o Milan (Itália), segundo a publicação Futebol Finance e a associação de times Clube dos 13. Além disso,o Inter deve fechar o ano com receita de R$ 250 milhões, quase onze vezes superior ao
valor obtido há oito anos, sendo cerca de 30% oriunda do quadro de associados.
“Um clube de futebol não é feito apenas dentro de campo.Hoje temos equilíbrio financeiro e tornamos o Inter uma marca forte”, afirma Jorge Avancini, diretor de marketing. Segundo
ele, o próximo passo é fortalecer a presença no eixo Rio-São Paulo “onde tudo acontece”.
Para aproximar os torcedores do clube, o Internacional passou a realizar promoções em dias de
jogos e treinos, como sorteio de produtos, visitas ao clube para falar com os jogadores e viagens
para acompanhar o time.
Com as conquistas — foram cinco títulos internacionais nos últimos quatro anos — e consequente
valorização, o Internacional passou de uma arrecadação de R$ 21 milhões em patrocínios em 2006 para R$ 26 milhões neste ano. “A expectativa é aumentar os ganhos em 30% para 2011”, diz Pedro Affatato, diretor de finanças do clube.Copa 2014 Se não bastasse esse atual momento,
o clube terá ainda seu estádio, o Beira-Rio, como sede da Copa de 2014, sendo o único local privado que está garantido para o torneio. Há duas semanas, o Internacional concluiu a venda de seu antigo estádio, o Eucaliptos, por cerca de R$ 28 milhões para poder arcar sozinho com as reformas necessárias em sua arena para receber os jogos do Mundial da Fifa. ■ F.S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário